O QUE FAZEMOS

Somos um grupo de engenheiros, projectistas e consultores técnicos que oferece um vasto leque de serviços profissionais tais como:

Estruturas - As nossas soluções estruturais não convencionais usam um grande número de materiais e esquemas adaptados a cada situação e objectivo. Entre estes materiais temos a madeira, o aço, o betão ou as soluções mistas.

Distribuição de Água - O dimensionamento das redes de distribuição de água inclui não só a rede de água fria mas também a distribuição de água quente, a sua produção e o controlo de temperatura usando sistemas de recirculação que permitem a redução do consumo de energia e do tempo de espera da água quente nos aparelhos. Em grandes edifícios, estes sistemas têm equipamentos como bombas, circuladores ou depósitos.

Combate ao Incêndio - Os sistemas de água para combate ao incêndio estão projectados para satisfazer as mais exigentes normas tais como a NFPA (norma americana) e as normas europeias tais como a EN 12845 (sistemas fixos de combate ao incêndio - sistemas automáticos de aspersores).

Drenagem de Águas Residuais - Há várias soluções para drenagem de águas residuais dependendo do tipo de esgoto: as águas residuais domésticas; gordurosas ou saponáceas. Gorduras, óleos e féculas devem ser separados e receber um tratamento especial, não sendo escoados para o sistema público de esgotos, de forma a evitar entupimentos nos tubos. As águas saponáceas que são produzidas nos chuveiros e nos lavatórios poderão ser tratadas e reutilizadas nas sanitas e na irrigação de espaços exteriores. As águas residuais domésticas sobrantes, biodegradáveis, deverão ser então encaminhadas para a rede pública.

Drenagem de Águas Pluvias - Nós usamos o nosso know how para projectar sistemas sifónicos para drenar as coberturas de grande edifícios. Nós também usamos esse conhecimento para conceber soluções ecológicas para evitar cheias, para reutilizar as águas pluviais ou simplesmente para devolver o caudal ao ambiente , quer sejam a nível predial ou integradas numa solução paisagística de uma área urbana, diminuindo custos e mitigando os impactos na infra-estrutura urbana.

Distribuição de Gás - O projecto de distribuição de gás inclui não apenas a rede de tubagens mas também possíveis reservatórios como garrafas de propano ou depósitos de GPL.

AVAC - Este projecto inclui o dimensionamento da produção térmica e sistemas de tratamento do ar que melhoram o conforto e a qualidade de ar num edifício. Pode também incluir o sistema de ventilação em áreas não climatizadas tais como cozinhas e parques de estacionamento. Todos os sistemas estão ligados à gestão centralizada. 

Verificação do Comportamento Térmico - Estes estudos dão apoio aos projectos de Arquitectura e de AVAC para melhorar a eficiência energética do edifício.

Energias Renováveis - Este projecto define o tipo de energia renovável que melhor se adequa ao edifício e ao ambiente. Algumas das soluções passam pela produção de água quente através de colectores solares ou pela produção de electricidade através de painéis fotovoltaicos or turbinas eólicas para consumo próprio e fornecimento à rede pública.

Instalações Eléctricas - Todas as instalações e equipamentos são projectados pensando na poupança de energia, conforto e segurança. A definição dos esquemas de iluminação cria os ambientes ou objectivos desejados.

Instalações de Telecomunicações - Este projecto trata das necessidades modernas tais como ligações de voz, dados e imagem, sistema de música ambiente, vídeo conferência ou sistemas de tradução simultânea.

Segurança Integrada - Depois de ser feita a avaliação do risco, todos os sistemas são definidos tais como os circuitos de evacuação, os elementos passivos de contenção do fumo, os equipamentos de combate ao incêndio com água, o sitema de deteção, o sistema de controlo do fumo, o sistema contra intrusão (volumétrico e periférico), o sistema de video-vigilância, os sistemas de deteção de monóxido de carbono nos estacionamentos (quando aplicável), outros sistemas de monitorização (deteção de inundação ou de gás) ou o sistema de acesso de pessoas e veículos. Todos estes sistemas estão ligados à gestão centralizada.

Tranporte de Pessoas e Bens - Este projecto inclui o estudo do tráfego e o dimensionamento e especificação de elevadores, escadas e tapetes rolantes.

Verificação do Comportamento Acústico - Este projecto será desenvolvido em apertada colaboração multidisciplinar de forma a obter o adequado conforto acústico, combinado com soluções de acordo com as exigências regulamentares. Atenuadores e apoios anti-vibráticos para os equipamentos e redes associadas dos variados sistemas técnicos podem ser uma das soluções para eliminar ou reduzir o ruído.

Piscinas - Especificação de equipamento, acessórios e sistemas de tratamento. Coordenação com as redes de distribuição de água e de drenagem.

Gestão Centralizada - A gestão centralizada usa um conjunto leituras efectuadas nos variados equipamentos mecânicos e eléctricos para reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência. Este sistema pode introduzir medidas correctivas, activando e controlando os sistemas de AVAC, iluminação, estores, elevadores, escadas e segurança integrada, entre outros.

Plano de Segurnça e Saúde - Elaboração do Plano de Segurança e Saúde na fase de projecto de acordo com o Decreto-Lei n.º 273/03 de 29 de Outubro.

Plano de Emergência Interno - Preparação do Plano de Emergência Interno, de acordo com o Decreto-Lei n.º 220/08.